Onde e como são feitas as roupas das grandes e conhecidas marcas de moda?
Se pagar várias centenas de euros por um vestido, pode esperar que este produto sejam feitos em boas condições de trabalho e ambientais. No final, porque é que uma peça de vestuário é tão cara se não devido aos custos de produção?
Infelizmente, marcas de moda muito grandes e muito conhecidas, tais como Armani, Dolce & Gabbana, Chanel e outras marcaram 0 pontos no “The Fashion Transparency Index” (edição 2021). Outros grandes nomes como Zara, Luis Vuitton, Burberry, Dior, etc. marcaram apenas 1 a 10 pontos.
Estes são apenas as principais marcas bem conhecidas que estão no centro do foco das empresas de controlo de transparência. Mas há muitas mais que adquirem os seus produtos de moda em fabricas com condições duvudosas na Ásia, onde a mão-de-obra pobre ou muitas vezes miserável e as condições ambientais de igual forma mãos, são normais e a exploração de trabalhadores que vêm de longe para trabalhar por alguns cêntimos por hora é a fonte de mão-de-obra barata.

O incêndio na fábrica de vestuário de Dhaka em 2012, onde 117 costureiras morreram e mais de 200 ficaram gravemente feridas, foi apenas o topo do iceberg. E mesmo depois deste desastre, que mostrou ao mundo onde e como são feitos não só produtos de moda barata, mas também produtos de marcas conhecidas, estas fábricas continuam a funcionar, e as grandes marcas continuam a utilizar estas fábricas para produzirem os seus produtos.
Pode perguntar, e como posso evitar produtos como estes? Como posso garantir que as minhas roupas são feitos em boas condições de trabalho e ambientais?
Uma maneira é verificar em relatórios de certificação como o mostrado acima. Outra forma, ainda mais simples, é comprar a pequenas empresas que produzem em países desenvolvidos e não na Ásia ou em outros países com más condições de trabalho. Os produtos de moda produzidos nos países desenvolvidos têm de ser fabricados em boas condições de trabalho porque nos países desenvolvidos existe legislação e controlo sobre as condições de trabalho, bem como sobre a conformidade das condições ambientais. Ao mesmo tempo, um produto produzido num país desenvolvido não tem de ser enviado a volta de todo o mundo até que chegue até si.
Por isso, procure nas suas pequenas lojas de moda locais vestuário feito no mundo desenvolvido. Não é de onde a marca vem, mas de onde a peça de vestuário foi feita, é o que é importante. Os proprietários de pequenas empresas tendem a comprar a pequenas empresas ou localmente ou através de plataformas especializadas como Faire ou Ankorstore que ligam pequenos fabricantes a pequenos retalhistas. Aqui encontrará produtos feitos por pequenos fabricantes, a maioria com grande qualidade e por um preço razoável.
Se quiser comprar online dê uma vista de olhos no Etsy estamos também no Etsy no seguinte link encontra a nossa loja: http://curvyshion.etsy.com/